Uma menina de 6 anos, que mora em Votorantim, interior de São Paulo, está internada desde o domingo passado no CHS de Sorocaba, em estado estável após ser picada por um escorpião.
Segundo a tia da vítima, que a levou ao Hospital, o incidente ocorreu durante a madrugada, quando ela foi acordada pela sobrinha, que reclamava de dores no pé.
Em seguida, o pai da criança acordou e foi até o quarto dela, onde encontrou o escorpião em cima do colchão, e muito próximo do irmão dela, uma criança de 2 anos que dormia com ela.
Imediatamente, ambos levaram as duas crianças até a UPA do Jataí, onde a menina começou a passar mal e necessitou ser entubada.
O caso chegou até a Prefeitura de Votorantim, que informou que o bairro onde o incidente ocorreu, Jardim Serrano, está sofrendo com uma infestação de escorpiões e que mandará uma equipe para retirar os animais de lá.
Assim como o mosquito-da-dengue, os escorpiões gostam também de locais com água parada, acúmulo de lixo e principalmente mato alto, e por conta do calor excessivo e alta umidade, encontram um ambiente ideal para se proliferarem e invadirem casas, chácaras e sítios.
Para evitar picadas de escorpiões, a Prefeitura orienta que os moradores chamem o SAMU ou procurem atendimento hospitalar quanto antes e que preservem os animais em potes ou vidros, e os entreguem para a Zoonoses.
Além disso, é importante sempre cuidar de jardins e quintais, além de depositar o lixo em locais adequados para o descarte, além de verificar botas, sapatos e outros locais escuros da casa, caso more na área rural ou ande no mato.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.