Morre aos 100 anos em Cotia, Pieter de Jong, missionário que dedicou a vida a pessoas pobres

Morre Aos 100 Anos Em Cotia, Pieter De Jong, Missionário Que Dedicou A Vida A Pessoas Pobres

Morreu na segunda-feira (17), aos 100 anos, em Cotia, na Grande São Paulo, Pieter de Jong, missionário que dedicou a vida a pessoas pobres.

Pieter nasceu na Holanda, viveu cerca de 20 anos na Europa, mas logo se mudou para Brasil e por aqui viveu até o dia da sua morte. No Brasil chegou em 1951. Ficando situado no nordeste e passou atuar em um ONG de ação católica. Depois de nove anos no Nordeste, mudou-se para São Paulo e em 1972 para Cotia.

Iniciou seu trabalho social, como ele próprio dizia, “apenas ouvindo as pessoas carentes”. Depois, passou a doar alimentos, primeiro na sede da Paróquia Santo Antônio, e em seguida para a Igreja da comunidade Nossa Senhora do Brasil.

Por último, assistiu os carentes em sua própria casa, onde permaneceu até a inauguração da sede do Nuepo (Núcleo de Enfrentamento da Pobreza), na estrada Velha de Cotia, em janeiro de 2005.

Com o tempo, Pieter congregou pessoas de boa vontade, que o auxiliaram a expressar a caridade cristã para um número cada vez maior de necessitados. Seu trabalho impactou profundamente a vida de três mil famílias e ao menos 20 mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Porém, em meio a toda essa historia de dedicação a pessoas pobres, Pieter faleceu na tarde de segunda-feira. Ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, seu sepultamento aconteceu no cemitério Parque Morumby.