O governo de São Paulo está desenvolvendo novos projetos ferroviários para a região metropolitana, e uma das propostas em destaque é a Linha 25-Topázio, anteriormente conhecida como Arco Sul.
Essa nova linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será projetada para atender quatro municípios da Grande São Paulo: a capital São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Embu das Artes.
De acordo com o estudo realizado, a linha contará com 21 estações ao longo de seu trajeto. Em Embu das Artes, as estações planejadas são Embu, Pataxós, Jardim São Marcos e Jardim Vitória.
No município de São Paulo, estão previstas as estações Parque Munhoz, Campo Limpo (que integrará as Linhas 5 e 24), Jardim São Luiz, Guido Calói, Atlântica, Jurubatuba (Linha 9), Sabará, Yervant, Vila Joaniza, Cidade Ademar e Jardim Miriam.
Em Diadema, as estações previstas são APAE Diadema, Vila Conceição e Casa Grande.
A estimativa é que essa linha tenha a capacidade de transportar cerca de 600 mil passageiros diariamente, com um intervalo de apenas 3 minutos entre os trens.
As informações foram obtidas dos portais Metrô CPTM e ViaTrolebus.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.