Uma grande onda de calor em Sorocaba se aproxima e os efeitos serão extrema, segundo alerta da INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.
A forte onda de calor vai predominar não apenas a cidade de Sorocaba, mas sim toda a região, tendo na lista cidades como Alumínio, São Roque, Itu, Mairinque, Salto, entre outras da RMS – Região Metropolitana de Sorocaba.
O fenômeno tem início no dia 11 de novembro e deve durar pelo menos cinco dias. Na segunda-feira, 13 de novembro, por exemplo, a temperatura está prevista para 37 graus, com sensação térmica de 48.
Mas engana-se quem acha que esse calor extrema vai ocorrer apenas no Estado de São Paulo. Parte dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás também vão enfrentar o calor.
Onda de calor em Sorocaba pode elevar vendas no comércio
Diante a forte onda de calor, muitos comerciantes de Sorocaba já estão preparados para alta demanda e procura por sorvetes. Outro setor que sempre tem grande demanda nesta situações, são os técnicos de refrigeração especializados em manutenção e instalação de ar-condicionados, um grande aliado para enfrentar a alta temperatura.
Onda de calor extrema causa risco a saúde
Se para uns a forte onda de calor é boa, para outros, ela é extremamente ruim e sobretudo um risco a saúde.
O forte calor sempre gera a diminuição da umidade do ar. Isso pode piorar doenças respiratórias, como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica. Além disso, também favorece quadros de infecção respiratória.
Os cuidados que se dever tomar são:
- Hidratação é fundamental: Aumente a ingestão de água ou sucos de frutas naturais. Evite bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar.
- Dê preferência por refeições leves, com menos condimentos e mais frequentes. Esteja atento às necessidades de hidratação de recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas com comorbidades, mesmo que não manifestem sede.
- Abra as janelas durante a noite para ventilação. Utilize roupas de cama leves e vista-se com roupas frescas e leves ao dormir, especialmente bebês e pessoas acamadas.
- Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.
- Mantenha medicamentos abaixo de 25º C na geladeira (verifique as instruções de armazenamento na embalagem).
- Procure orientação médica se você tiver uma doença crônica, condição médica ou estiver tomando vários medicamentos.
- Durante os períodos mais quentes, tome banhos com água morna e evite mudanças bruscas de temperatura.
- Evite a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
- Use protetor solar se estiver exposto ao sol, para proteger a pele contra raios ultravioletas.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.