O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet emitiu nesta segunda-feira (13) um novo alerta para forte onda de calor, que permanece até sexta-feira (17) o alerta vermelho é valido para praticamente todo o país –principalmente, as regiões Centro-Oeste e Sudeste.
A forte onda de calor extremo com alerta de cor vermelha é de grande risco a saúde humana, isso porque as temperaturas estão 5°C acima da média em um período maior do que cinco dias.
Na segunda-feira (13) a cidade de Campinas, interior de São Paulo, teve a temperatura mais quente do ano até o momento, sendo 41 graus, essa mesma temperatura também foi registrada nas cidades vizinhas, Hortolândia e Sumaré.
Vale destacar que essa forte onda de calor faz com que o poder público fica atento a crianças nas escolas, isso porque com a forte temperatura não é recomendado que se faça atividades ao ar livre.
Para quem está esperando por chuva, a notícia é que não há previsão alguma de quando volta a chover.
Metrologistas explicaram brevemente que a onda de calor ocorre devido à formação de um sistema de bloqueio atmosférico que impede que as frentes frias que passam pelo sul do país avancem para as demais regiões.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.