Estamos chegando na Black Friday, principal época do ano onde pessoas fazem mais compras online, principalmente de eletrônicos, e onde os golpistas e hackers digitais mais atacam.
Sabendo disso, o Correio do Interior alerta para um novo golpe PIX, onde os bandidos se passam por lojas online e criam chaves de PIX falsas. Em seguida, eles ”sequestram sua conta” e limpam todo o seu dinheiro.
O principal alvo dos criminosos são pessoas que desconhecem os perigos de dar informações pessoais para outras pessoas, ou que guardam todas as senhas pessoais na área de transferência do computador.
Como funciona o novo golpe PIX?
Primeiramente, os bandidos criam uma conta fake de empresas no WhatsApp Web, e mandam links com vírus para as vítimas, se passando por lojas oficiais.
Ao clicar no link falso da loja, os golpistas pedem que você faça o download de um arquivo, que contém um malware dentro dele.
Este link é uma chave de PIX dos próprios golpistas, que além de infectar seu computador ou celular, transferem todo o dinheiro para a conta deles.
O que fazer para escapar do golpe?
Primeiramente, evite clicar em links disponíveis na internet, em vídeos ou e-mails, pois são onde os hackers sempre agem.
Antes de fazer o PIX, veja quem é o destinatário do dinheiro, antes de confirmar. Se for o caixa da própria loja, aceite, mas se o ponto final do dinheiro for para uma pessoa, desconfie ou pergunte antes de enviar o dinheiro.
Por fim, baixe um bom antivírus que tenha proteção contra malwares ou que impeça a abertura de links corrompidos.
Caso caia no golpe, entre em contato com sua agência bancária ou com o Banco Central para reaver os valores, e denuncie o caso para a Polícia Civil.
Do mesmo modo, evite também realizar compras via WhatsApp, seja no computador, seja no celular e prefira fazer sempre no site da loja ou em serviços de e-commerce.
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.