Os diversos postos de combustíveis de Sorocaba, São Roque e região se preparam para aumento no preço da gasolina. Se você achava que estava caro, agora vai ficar um pouco mais elevado o valor.
O novo aumento está atribuído à medida provisória que compensa a desoneração da folha de pagamento para 17 setores, chamada de MP do fim do mundo.
A medida do atual Governo Federal passou a restringir o uso de créditos tributários de PIS/Cofins, em alguns casos limitando o ressarcimento em dinheiro e, em outros, definindo que as empresas não podem mais usar esses créditos para abater o pagamento de outros tributos, como imposto de renda e contribuição previdenciária.
De acordo com um cálculo do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), para o setor de combustíveis o impacto dessa mudança será de pelo menos R$ 10 bilhões, o que pode levar a um aumento no preço da gasolina de 4% a 7%. No diesel, o impacto seria de 1% a 4%, segundo o instituto.
Confira outras notícias:
Postos de combustíveis de Sorocaba, São Roque e região da rede Ipiranga já comunicou aumento da gasolina
O Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), informou ao Jornal Correio do Interior, que por ora, somente a rede Ipiranga avisou que vai aumentar os preços, mas a estimativa é que as demais redes também aumente o valor pelos próximos dias.
Procuramos a Vibra (antiga BR), Raízen (dona da Shell) e Ale, para saber quando e se irão aplicar o reajuste na distribuição de gasolina, mas nenhuma das empresas retornou o contato.
Como a medida provisória está em vigor, as empresas já terão de desembolsar mais dinheiro do seu caixa para bancar todas essas obrigações tributárias no próximo dia 20. Assim, com essa MP, os postos estão tendo formando livremente o preço final, reparando a alta para o consumidor, para recompor margem de lucro, o que eleva o preço nas bombas.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.