Ela é uma verdura que sofre muito preconceito, há quem diga que ela é amarga, dura ou então nunca tenha consumido. Acelga, porém, é uma verdura de folhas verdes escuras, rica em diversos nutrientes, e é consumida em muitos. Porém, no Brasil não se tem muitas pessoas adeptas ao seu consumo.
Assim como a carne de boi, a acelga possui antioxidantes que matam os radicais livres e que fortalece nosso sistema imunológico contra doenças crônicas, principalmente as relacionadas com o coração. Logo, comer acelga é uma ótima fonte de nutrientes para saúde do coração.
Quem sofre de pressão alta também deveria comer a verdura, isso porque ela é rica em magnésio e potássio, proteínas que regulam a pressão arterial, bem como é uma boa fonte de gordura HDL, que é a mais saudável para nosso organismo.
Por fim, trocar a acelga pela carne de boi também é recomendável, porque o vegetal dá a mesma ”satisfação” que o bife tradicional proporciona e ainda é rico em fibras, que ajudam na perda de peso.
Confira outras notícias:
Vitaminas da acelga
A acelga é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina A, vitamina K, vitamina C, magnésio, cálcio e potássio. Esses nutrientes fazem o fortalecimento dos ossos, sistema imunológico, bem como melhoram a saúde da pele. Para quem faz academia e está em busca de manter a saúde dos músculos em dia, ela também é uma grande aliada.
Saúde digestiva
Muitos não sabem, mas acelga também ajuda no controle do peso. Rica em fibra, a verdura também é essencial para a saúde digestiva. O consumo regular da verdura pode ajudar a prevenir a constipação, promover a regularidade intestinal, ou seja, ajudar aqueles que tem dificuldades de digestão.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.