O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta de tempestade com chuva intensa em São Roque, Sorocaba, e demais cidades do interior de São Paulo. O alerta também é valido para todos os estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, para esta sexta-feira (27) até o domingo (29).
Conforme o Instituto, há risco de vendavais, raios e chuva entre 20 a 30mm, com potencial para causar estragos, inclusive queda de árvores.
A responsável por esta condição climática é uma área de baixa pressão vinda do Paraguai, que reforçará a umidade em ambas as regiões, deixando os dias nublados e bastante instáveis.
Em São Roque, o hoje amanheceu muito abafado e nublado, igual em Sorocaba, e há risco de temporais durante a tarde, com chuvas de 15mm.
Esta mesma condição se manterá no sábado e no domingo, há previsão de chuvas de 23mm. Em relação às temperaturas, elas ficarão acima dos 25 graus, mas com tempo bastante abafado.
Já em Sorocaba, a previsão é a mesma, mas com menos chuva em relação à São Roque. Para hoje à tarde, a previsão é de 15mm de chuva e 12mm no sábado. Domingo, previsão de 30 graus e chuva de 25mm.
Previsão estendida
Conforme o Climatempo, os próximos dias serão bem típicos da estação, com dias muito abafados e chuvosos.
Sobretudo, na próxima semana, há a previsão da passagem de uma frente fria que promete dar uma refrescada nas temperaturas e diminuir a sensação de abafamento.
Tempestade terá raios e vendavais
Por fim, o Correio do Interior informa que além do alto volume de água, há risco dessas chuvas causarem estragos por conta do vento forte e dos raios.
Sendo assim, é importante evitar ficar embaixo de árvores e postes de luz, que podem cair por conta do vento, além de sair de suas casas, em caso de destelhamento.
Outra dica importante é evitar uso de aparelhos elétricos na tomada ou ligados, sobretudo se houver oscilação de energia, que é muito comum quando vendavais ocorrem.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.