A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia, abriu inscrições para processo seletivo do seu Programa jovem aprendiz CPTM.
Serão disponibilizadas diversas vagas para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Parte das vagas são reservadas para pessoa com deficiência, conforme determina a legislação.
A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do portal sp.senai.br até às 21h do dia 20 de junho.
Confira outras notícias:
Programa jovem aprendiz CPTM
Para participar os interessados devem ter 18 anos completos até 05 de agosto, quando inicia o curso e, no máximo, 24 anos na conclusão do curso, que terá duração de dois anos. O limite de idade de 24 anos não se aplica a pessoas com deficiência.
Também é necessário ter concluído o Ensino Médio até o final de 2023 e ter disponibilidade para cumprir o horário na CPTM e na Escola SENAI “Mariano Ferraz”, na Vila Leopoldina, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
O processo contará com quatro etapas, todas eliminatórias. A primeira é a avaliação de desempenho escolar por análise do histórico ou boletim escolar – que também determinará a classificação dos candidatos -, seguida pela comprovação dos pré-requisitos, avaliação médica e, por último, a entrega de documentos para matrícula.
No primeiro ano, os alunos aprendizes recebem uma bolsa de estudos que corresponde a um salário-mínimo e, no segundo, a bolsa passa para um salário-mínimo e meio. O período de formação profissional compreende a fase escolar, na qual o aprendiz receberá qualificação técnico-profissional, e a prática profissional: desenvolvida nas dependências da CPTM.
Os candidatos aprovados e classificados até o preenchimento do número de vagas serão convocados para a comprovação dos pré-requisitos e realização da Avaliação Médica Admissional. A lista dos candidatos que deverão efetuar matrícula será divulgada a partir das 14h do dia 25 de julho no endereço eletrônico https://sp.senai.br/unidade/leopoldina/ e também será homologado e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Por fim, os candidatos classificados deverão, obrigatoriamente, matricular-se na Escola SENAI “Mariano Ferraz”, no período de 26 a 30 de julho.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.