O projeto Nova Raposo promete um investimento de R$ 7,1 bilhões para melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança na Rodovia Raposo Tavares. O governo do Estado de São Paulo publicou um decreto no Diário Oficial na sexta-feira (12) autorizando a licitação para a concessão rodoviária do Lote Nova Raposo. Este projeto beneficiará os moradores de 10 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, focando especialmente em resolver os gargalos no trecho urbano da rodovia.
A iniciativa abrange a revitalização de mais de 90 quilômetros de rodovia. Entre as principais melhorias estão a construção de vias marginais contínuas e a adição de uma quarta faixa desde a capital até Cotia. A região de Embu das Artes também se beneficiará com a construção de uma “alça externa” no trecho oeste do Rodoanel, aliviando o tráfego local.
Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, destaca a importância das vias marginais: “A maior contribuição é a criação das vias marginais, um pleito da população entre São Paulo e Cotia. Estamos criando uma avenida lateral na Raposo para separar o tráfego urbano”.
Os investimentos incluem duplicações, faixas adicionais, túneis, viadutos, requalificação de marginais, passarelas e dispositivos em desnível. Também haverá serviços de guincho, socorro mecânico, atendimento pré-hospitalar, instalação de centros de atendimento, wi-fi, iluminação e painéis de mensagens.
O edital de concessão deve ser publicado ainda neste mês, com um contrato válido por 30 anos.
Melhorias no Trecho SP-Cotia O trecho entre a capital e Cotia é um dos mais movimentados da rodovia. Para melhorar o tráfego e a segurança, serão instaladas vias marginais e uma quarta faixa. Atualmente, os diversos acessos próximos aumentam o risco de acidentes. Com a instalação das marginais, os acessos serão feitos fora da via expressa, reduzindo os acidentes. Os pontos de ônibus serão deslocados para a “via urbana”, e o projeto incluirá passarelas, pontos de ônibus e nova iluminação.
Acesso a Bairros da Capital Os acessos aos bairros residenciais de Butantã e Alto de Pinheiros são pontos críticos. Para melhorar o tráfego, a concessão prevê um acesso ligando a avenida Escola Politécnica com a Marginal Pinheiros e outro na chegada ao Butantã. Um viaduto inicialmente previsto foi retirado do projeto após consulta pública. Intervenções na ponte Eusébio Matoso e a ampliação da alça da rua Alvarenga também estão previstas.
Pedágios, Redução Tarifária e Free Flow O trecho entre Cotia e São Paulo terá vias marginais sem cobrança tarifária, beneficiando quem faz o trajeto urbano diariamente. Serão 48 quilômetros de marginais contínuas, com cobrança apenas nas vias expressas. O modelo de pedágio será o sistema free flow, permitindo cobranças proporcionais aos trechos utilizados. Haverá desconto progressivo para usuários frequentes, e a tarifa só será cobrada após a conclusão das obras, prevista para o oitavo ano do contrato. Os valores variam entre R$ 0,54 e R$ 4,84. Nos trechos já concedidos, haverá uma redução média de 20% na tarifa quilométrica devido à revisão do contrato atual.
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Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.