Você por algum acaso já ouviu falar que a conhecida e popular cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, também é conhecida e considerada a ‘‘Califórnia brasileira”? Se a resposta for NÃO, o Jornal Correio do Interior te explica o motivo:
Primeiramente, tudo começou na década de 90, quando Ribeirão Preto passou a ser uma muito importante do interior de São Paulo, antes do crescimento de Sorocaba e Campinas. Isso devido ao seu PIB – Produto Interno Bruto, que até os dias atuais, é um dos maiores do Brasil, conforme dados do IBGE – Instituto de Geografia Estatística.
Além disso, naquela época, o agronegócio chegava na cidade em grande escala, gerando empregos e oportunidades de novos negócios em ambos setores, tanto da indústria, bem como comercio. O que levou jornalistas a compararem Ribeirão com a Califórnia nos Estados Unidos, que também gera muita oportunidade de negócios. Outras duas situações que deram a Ribeirão Preto o apelido de Califórnia Brasileira, é o calor extrema como da Califórnia, bem como pode ser badalada, uma cidade que muitas pessoas buscam conhecer ou viver, como a Califórnia.
Há relatos de moradores da cidade que a consideração ”Califórnia Brasileira” foi denominada inicialmente pelo jornalista Ricardo Kotscho, que na época trabalhava no Jornal do Brasil e que ficou encantado com o desenvolvimento econômico do município, após uma breve visita à cidade para produção de uma pauta ao jornal em março de 1987.
Logo, muitos canais de televisão e programas de entrevista e agronegócio a época, como, por exemplo, o Globo Repórter, passaram a falar do município paulista e usarem a expressão. Desde então a consideração é vista como um título de orgulho aos moradores da cidade. Esse título também é reconhecido pelo Google de modo oficial. No buscador mais usado do mundo, bem como no Brasil, se você pesquisar pelo termo, automaticamente ele dar resultados relacionados a cidade e que não citem o termo de busca.
O que fazer em Ribeirão Preto, a Califórnia brasileira?
Para quem não conhece a cidade e está planejando conhecer a Califórnia brasileira, seja para uma rápida passagem ou um período mais longo, listamos alguns pontos que achamos interesse a ser visitado na cidade.
Existem diversos pontos turísticos em Ribeirão Preto, alguns que exigem gastos e outros não como:
Parque Doutor Luiz Carlos Raya, que tem uma área de 40 mil metros quadrados, com muitas árvores, estando localizado em uma antiga área de mineração do basalto. O parque ainda tem lagos, cachoeiras e pistas para caminhadas.
Museu do Café em Ribeirão Preto. O museu do café de Ribeirão Preto tem exposto e sobretudo, mantêm guardado, peças importantes que demostram a história do cultivo de café no Estado de São Paulo.
Quem for ao local tem acesso a muita informação, com acervo formado por grandes esculturas, carros de boi, máquinas de produção de café, além de fotos do período áureo do café na região.
Brevemente também podemos citar o Jardim Japonês a ser visitado, que possui muitos lagos, pontes, quiosques e plantas ornamentais que remetem à cultura oriental.
Distância de São Paulo a Ribeirão Preto
Se for à cidade de carro ou até mesmo de Ônibus, a distância é de 300 quilômetros da Capital. O tempo de viagem é de 4 horas, pela Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340).
Já para quele que não querem pegar estrada, da para embarcar em um avião em São Paulo e pousar no Aeroporto de Ribeirão Preto – Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto – Doutor Leite Lopes. Vale destacar que o aeroporto da cidade é o quarto maior do estado, sendo superado apenas pelo de Guarulhos, Congonhas e Viracopos em Campinas. Por mês o terminal atende 48 mil passageiros, conforme dados públicos da Rede VOA, administradora da concessão do aeroporto.
Do aeroporto de Ribeirão, da para ir para diferentes lugares do Brasil como:
- Salvador;
- Rio de Janeiro;
- Porto Alegre;
- Campinas;
- Maceió;
- Brasília;
- Curitiba;
- Natal;
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.