Pela primeira vez na história de Cotia, observa-se não apenas uma disputa eleitoral acirrada, mas também uma divergência nas pesquisas eleitorais. O Jornalista Rudney Oliveira, editor-chefe do Jornal Cotia e Cia destacou na sexta-feira em sua coluna, um panorama sobre o cenário eleitoral na cidade.
É evidente que a polarização tomou conta da cidade. A menos que ocorra um fato novo e surpreendente, em 2025 a prefeitura estará nas mãos de Welington Formiga (PDT) ou Ângela Maluf (PSD).
No entanto, há também um embate de narrativas em torno das pesquisas eleitorais registradas no TSE. Desde o dia 05 de setembro, ou seja, em apenas uma semana, foram divulgadas 4 pesquisas por diferentes institutos.
E as diferenças em algumas delas são notáveis, vejamos:
- GovNet – Welington Formiga 46% x 27% Ângela Maluf
- Paraná Pesquisas – Welington Formiga 41% x 36% Ângela Maluf
- Veritá – Welington Formiga 39,8% x 25% Ângela Maluf
- Vox – Ângela Maluf 42,7% x 34,3% Welington Formiga
As campanhas se esforçam para apresentar aos seus eleitores e à população os números que lhes são mais favoráveis. Mas, e você, eleitor, confia nas pesquisas?
Na política, costuma-se dizer que o eleitor prefere não desperdiçar o voto e tende a apoiar o candidato com mais chances de vitória. É nesse contexto que as pesquisas podem ter influência sobre o resultado de uma eleição. Leia na integra no Cotia e Cia.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.