Um breve levantamento da empresa de monitoramento, a Verisure, referência em alarmes monitorados na Europa e no Brasil, registrou mais de 1.400 invasões a comércios e residências na cidade de São Paulo. O levantamento feito para Jornal Correio do Interior mostra que desse número de invasões, durante o primeiro trimestre de 2024, cinco cidades do Estado tem o menor índice de invasões a estabelecimentos.
Para mensurar esse número, a empresa usa uma ferramentam chamada de barômetro para reunir os dados sobre os dias e horários em que a Central de Monitoramento de Alarmes recebe mais alerta, considerando os imóveis atendidos pela empresa. Durante o período analisado, algumas cidades se destacaram pelo índice praticamente nulo de ocorrências.
- Cajamar: localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a cidade é um dos principais polos industriais do estado, fazendo divisa com outros municípios, como Jundiaí e Franco da Rocha. No quesito segurança, o município não registrou nenhuma invasão a comércios ou residências durante os três primeiros meses de 2024, conforme levantamento da Verisure. A cidade conta com 44,1% dos clientes em residências e 55% em comércios.
- São Roque: similar à Cajamar, a cidade de São Roque não registrou nenhuma invasão nos três primeiros meses de 2024, sendo que cerca de 60% dos clientes do município são provenientes de imóveis residenciais. Localizada no interior do estado paulista, tem uma variedade de atrações de lazer para visitantes e moradores, como o Portal da Cidade, a Estação Ferroviária e o Morro do Cruzeiro. A cidade também é conhecida por suas rotas do vinho que permitem uma exploração pelas vinícolas e degustação de vinhos.
- Valinhos: o município é o 7° mais populoso da Região Metropolitana de Campinas e atrai vários visitantes devido à Festa do Figo, que homenageia a fruta que é motivo de celebração no local. No primeiro trimestre de 2024, Valinhos registrou apenas 0,05% das invasões confirmadas pela empresa no estado de São Paulo.
- Santana de Parnaíba: o município tem um centro histórico considerado patrimônio estadual e é conhecido por suas festividades, que atraem diversos turistas, como o Drama da Paixão de Cristo, que retrata a festa da Páscoa. No quesito segurança, Santana de Parnaíba conta com baixos índices de invasões. Durante o início do ano, o município, contou com apenas 0,06% dos alertas registrados nas áreas atendidas pela Verisure, sendo todos em estabelecimentos comerciais.
- Arujá: no extremo leste paulista, a cidade do Alto Tietê se destaca com apenas 0,10% das invasões registradas a estabelecimentos comerciais e residências monitorados. O município abriga parte da Área de Proteção Ambiental Mananciais do Rio Paraíba do Sul. Além disso, oferece opções próximas de lazer aos moradores, como o Parque Aquático Magic City, localizado na cidade vizinha, em Suzano.
Em suma, a empresa ainda destaca que em análise, os números mostram que no estado de São Paulo os criminosos preferem invadir os estabelecimentos comerciais e residências às 3h da madrugada de domingo. Entretanto, mesmo com a quantidade elevada de invasões registradas no estado, alguns municípios, como Cajamar e São Roque, fecharam o primeiro trimestre de 2024 sem nenhum alerta emitido à central (Daqueles que usam o equipamento de monitoramento da empresa) o que reflete um cenário de mais segurança imobiliária aos habitantes destes municípios, segundo destaca Tiago Perez Sarni, Diretor de Portfólio da Verisure Brasil.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.