Três novos radares começaram a funcionar nesta segunda-feira (20) na Rodovia Washington Luís (SP-310), nos trechos que passam pelas cidades de Araraquara, Matão e São Carlos. Esses dispositivos fazem parte de um conjunto de 20 equipamentos instalados pela concessionária EcoNoroeste em rodovias do interior de São Paulo.
Em Araraquara, o radar foi posicionado no km 271+550m, no sentido capital-interior. Nesse trecho, os limites de velocidade são de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados.
No caso de Matão, a fiscalização acontece no sentido interior-capital, próximo ao km 320. Assim como em Araraquara, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados.
Já em São Carlos, o equipamento está localizado no km 240+400m, também no sentido capital-interior. Nesse ponto, o limite de velocidade é de 90 km/h para todos os tipos de veículos.
De acordo com a EcoNoroeste, os locais escolhidos para a instalação dos radares foram definidos com base em estudos que apontaram maiores índices de acidentes graves e fatais. A iniciativa foi previamente aprovada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem).
Os radares integram um plano mais amplo de melhorias, que prevê a instalação de 45 equipamentos no trecho administrado pela EcoNoroeste. O contrato firmado entre a concessionária e o governo estadual estabelece que haverá, em média, um radar a cada 10 quilômetros de estrada, abrangendo 17 municípios.
A responsabilidade pelo processamento das infrações e pela emissão de multas relacionadas ao excesso de velocidade é do DER-SP.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.