O setor de saúde de Itu, interior de São Paulo, decretou situação de emergencia nesta quinta-feira (14), devido a situação de de epidemia de dengue na cidade. Conforme dados do setor de saúde, Itu registrou 3.622 casos registrados da doença, sem nenhum registro de morte.
Com a situação de emergencia, fica autorizado a Prefeitura a usar recursos públicos para o cobate a combate ao mosquito Aedes aegypti, que além da dengue causa a Chikungunya e a Zika.
A Prefeitura de Itu informou ao Jornal Correio do Interior que vai usar medidas do decreto estadual 68.368/24, que garante que o poder público local faça aquisição de insumos e materiais para o controle vetorial do mosquito, bem como ajude na assistência à saúde das pessoas com dengue no lito hospitalar.
Também fica autorizado a contratação de profisionais de saúde em situação temporária para ajudar no combate ao mosquito. Vale destacar que esse decreto dispensa de licitação.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.