Anualmente em 2 de novembro é celebrado o feriado de finados, dia de honrar e respeitar aqueles que já morreram. Este é um dia especial, pois não se trata de ”comemorar a morte’‘, mas sim relembrar com saudosismo aqueles que já se foram.
No entanto, por ser considerado um tabu, nunca pensamos no significado espiritual da morte, e sobre o que ela pode representar na nossa vida espiritual e terrena.
Uma coisa que todas as religiões falam é que a vida não termina após a morte, mas sim que é uma etapa de transição para o mundo espiritual ou como o início de uma nova jornada espiritual para a alma.
Aliás, a morte representa justamente a separação da alma do nosso corpo físico, que tem como destino o mundo espiritual, que tanto a ciência quanto as religiões ainda não têm ideias concretas sobre o que seria.
Budistas e Hinduístas acreditam na reencarnação, ou seja, que após a morte, voltamos a renascer no corpo de outras pessoas e até mesmo de animais, tendo assim novas vidas pela eternidade.
Já os católicos e evangélicos acreditam na ressurreição por meio de Jesus Cristo, onde as almas SIM retornarão para a Terra novamente, mas em forma ainda espiritual e imortais.
Outros simbolismos da Morte
- Aprendizagem:
Primeiramente, o ato de morrer pode significar o conhecimento espiritual que a pessoa teve durante sua jornada no mundo físico, e o que ela levará pela frente nesta nova jornada.
- Cura:
Em pacientes terminais ou que morrem em acidentes ou repentinamente por doença, a morte representa a cura definitiva para os males do corpo, onde a pessoa poderá ”descansar em paz” e viver livre da dor e do sofrimento.
- Reencontro:
Outra coisa que a maioria das religiões e lendas falam é que quando morremos, podemos nos reencontrar justamente com parentes e amigos que já faleceram, e que esperam a sua chegada na nova Vida.
- Transição:
Por fim, a morte representa a transição ou a evolução para o plano superior, onde nos tornamos pessoas melhores e livres de toda a maldade.
Significados de sonhar que morreu
Por fim, sonhar com a morte representa justamente as mudanças que você passa na sua vida e qual será o futuro após essa transformação acontecerem.
Outro significado é de pertencimento e acolhimento, uma mensagem do nosso subconsciente para podermos refletir no quanto as pessoas que estão na nossa volta nos ama e se sentem felizes com a nossa presença.
Sendo assim, este sonho também nos mostra coisas ótimas sobre nós mesmos, como, por exemplo, o quanto somos importantes para os outros, além de ter a coragem de viver novos desafios após o fim de um ciclo.
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.