O outono começa no próximo mês, e com ele também crescem os casos de doenças respiratórias, como asma, gripe, bronquite etc..; sendo assim, muitos pais optam por comprar o spray nasal, que ajuda a desentupir as vias aéreas do muco.
No entanto, um recente estudo divulgado no início de fevereiro pelo Centro de Informações e Assistência Toxicológica da Unicamp revela que o spray nasal é toxico para crianças e pode até mesmo induzir ao coma.
Segundo o estudo, o medicamento é recomendável para crianças acima dos 10 anos e somente via prescrição médica. Isso porque o remédio contrai os vasos sanguíneos do nariz e pode até mesmo chegar ao cérebro, causando problemas como baixa pressão e perda da consciência.
Além disso, o estudo revela que muitos pais dão spray nasal para seus filhos sem ler a bula e sequer o rótulo, para saber se o medicamento é recomendado para eles ou quais são seus efeitos colaterais.
Confira outras notícias:
Como descongestionar o nariz das crianças?
Segundo alguns médicos ouvidos pelo Correio do Interior, basta fazer uma solução salina de água e sal, que funciona como um ”spray nasal caseiro” ou comprar um aspirador nasal para limpar o muco.
Caso a criança tenha pego o spray ou você tenha usado ele demais, chame uma ambulância urgentemente ou leve a criança até um pronto-socorro mais próximo antes que os sintomas surjam.
Você também pode gostar de:
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.