O surto de virose do litoral de São Paulo que tem elevado o número de atendimentos de crianças e adultos em hospitais e unidades básicas de saúde, já chegou ao interior de São Paulo. Possivelmente esse surtou chegou ao interior por pessoas que estiveram presente no litoral, regiões de praias recentemente e assim passado o vírus a demais pessoas.
Brevemente ao Jornal Correio do Interior o setor de administração geral do setor de saúde do Estado de São Paulo, informou que cerca de 7 mil pessoas unicamente no litoral já buscaram atendimento médico até. Essa consulta de números, foi feita na manhã desta segunda-feira (06/01).
Em Sorocaba diversas unidades de saúde da cidade já registram atendimentos de casos de virose, bem como São Roque. A Santa Casa de São Roque não conseguiu informar o número de atendimento de casos e destacou que possivelmente o número é controlado pela Vigilância Sanitária de São Roque.
Confira outras notícias:
Como a virose é transmitida?
Os casos de virose se espalham rapidamente por falta de precaução de pessoas que muitas das vezes tem contato próximo como a pessoa infectada pelo vírus, esse contato pode ser por meio de abraços, beijos, uso de copos, pegar na pessoa infectada e levar as mãos aos olhos, nariz e boca também são meios de contaminação.
Ficar em ambientes fechados com a pessoa infectadas também pode fazer com que você seja contaminado, se a pessoa espirar e você estiver próximo também ocorre uma grande possibilidade de em pouco tempo apresentar sintomas de virose.
E quais o sintomas da virose e quanto tempo o vírus fica no corpo?
A virose tem diversos sintomas e os mais comum são dor de barriga, vômitos, diarreia, desidratação, cansaço e dor de cabeça.
Os demais sintomas são:
- Febre
- Temperatura elevada, geralmente entre 37,5°C e 39°C.
- É uma resposta do corpo para combater o vírus.
- Mal-estar Geral
- Sensação de cansaço, fraqueza e indisposição.
- Dores no Corpo e nas Articulações
- Dores musculares (mialgia) ou articulares (artralgia).
- Dores de Cabeça
- Cefaleia pode acompanhar outros sintomas.
- Problemas Gastrointestinais
- Náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais são comuns em viroses intestinais.
- Tosse e Congestão Nasal
- Presente em viroses respiratórias, como gripe ou resfriado.
- Dor de Garganta
- Inflamação ou irritação da garganta.
- Erupções Cutâneas
- Algumas viroses, como sarampo, zika e dengue, causam manchas na pele (exantemas).
- Olhos Vermelhos
- Irritação ocular ou conjuntivite, especialmente em viroses como a zika.
- Perda de Apetite
Em suma, o vírus age no corpo pelo período de 3 a 10 dias e a recomendação é sempre manter-se hidratado e procurar atendimento médico.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.