Tempestade assusta São Roque com ventos de mais de 100 km/h

Temporal Assusta São Roque Com Ventos De Mais De 100 Km

A forte tempestade que atingiu São Roque na noite de sexta-feira, 11 de outubro, assustou moradores da cidade. A tempestade, que também causou estragos significativos em São Paulo, chegou acompanhada de chuvas intensas e rajadas de vento que ultrapassaram os 100 km/h. Em pouco tempo, a força da chuva provocou alagamentos, enquanto os ventos destelharam casas e arrancaram parte da cobertura do Shopping SP Market, na zona sul da capital paulista.

Na zona sul de São Paulo, especificamente na região de Interlagos, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou ventos de até 108 km/h. No entanto, a destruição capturada em diversos vídeos que rapidamente circularam nas redes sociais sugere que as rajadas possam ter sido ainda mais fortes em alguns locais.

Entre as imagens que chamaram atenção, estão aquelas feitas pelo meteorologista Allef Matos, da Climatempo, que registrou os danos causados no Jardim Jabaquara, também na zona sul.

Causas do Tempestade

O temporal que assustou os moradores de São Roque e da Grande São Paulo foi provocado pela passagem de um sistema de nuvens do tipo cumulonimbus, formadas ao longo da sexta-feira em diversas áreas do estado. Essas nuvens, comuns no Brasil, se desenvolvem em condições de alta umidade e calor, características observadas no estado ao longo do dia.

A formação dessas nuvens foi intensificada pela chegada de uma frente fria pela costa de São Paulo, combinada com a presença de uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. O radar meteorológico do IPmet/Unesp mostrou que as nuvens carregadas que atingiram São Paulo se formaram na região de Sorocaba e se deslocaram em direção à capital.

Previsão para o Fim de Semana

Para o fim de semana dos dias 12 e 13 de outubro, a previsão indica que não devem ocorrer novos temporais na Grande São Paulo. Pode chover entre a madrugada e a manhã de sábado, mas as chances de chuva diminuem ao longo da tarde, com o sol aparecendo entre nuvens. A temperatura pode atingir os 28°C, deixando o ar abafado.

No domingo, espera-se um dia nublado, com ventos frios de origem polar que manterão as temperaturas amenas, dificultando o aumento de calor.

Risco de Chuva Forte no Interior de São Paulo

Já no interior do estado, cidades como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e o litoral norte terão pancadas de chuva com raios neste sábado. Essas áreas também devem enfrentar ventos moderados a fortes, com rajadas que podem chegar a 60 km/h.