A Defesa Civil de São Paulo divulgou, na noite desta quarta-feira (15), um alerta para uma tempestade severa de 20 a 40 milímetros de chuva, com ventos de 60 a 100km/h na cidade de Sorocaba e mais 47 cidades da região, como São Roque, Itu e Araçariguama. A tempestade também vai ocorrer em demais áreas do Estado, por conta da passagem de uma frente fria neste final de semana.
O alerta vale para esta sexta-feira (17) até o próximo domingo (20), e segundo a entidade, esta tempestade será muito pior em relação a que atingiu o Estado na semana passada.
A responsável por esta chuva é uma forte frente fria no Sul do Brasil, que terá poder de estourar a bolha de calor que está sobre o Estado, desde o começo desta semana.
Por conta disso, o choque entre o ar muito quente com o ar mais frio gerará as nuvens de tempestade, com risco de granizo, raios e vendaval, além de alagamento de vias.
Risco de mais quedas de árvore e novos blecautes
Segundo apuração do Correio do Interior, o principal risco desta tempestade será de novo o vento, igual à última que atingiu as 645 cidades paulistas na semana passada.
Naquela oportunidade, houve queda de centenas de árvores e quedas de energia que duraram quase 5 dias, sendo que muitos bairros continuam com fornecimento prejudicado desde então.
Não obstante, o temporal também danificou as adutoras, fazendo com que muitas cidades enfrentassem racionamento.
No entanto, diferente desta semana, o tempo não estava tão quente e seco, o que apenas gerou chuviscos, o que amenizou muito os danos sofridos. Desta vez, por conta do alto volume de chuva, o perigo de estragos maiores aumenta.
Defesa Civil orienta sobre cuidados em meio a tempestade
Para evitar transtornos, o Jornal Correio do Interior adverte a população para evitar sair de casa durante a tempestade, e desligar os eletrônicos da tomada, mesmo em stand by.
Sobretudo, é importante se abrigar em locais seguros e longe de áreas abertas ou em árvores. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil ou para a Prefeitura da sua cidade ou para a CPFL, em caso de queda de energia ou de árvores.
Gabriel Kazuo Sato se formou em Jornalismo pela ESAMC em 2017 e mesmo sendo portador de deficiência auditiva, visual e facial, nunca deixou que isto atrapalhasse sua dedicação e empenho nas tarefas. Já produziu inúmeras pautas de Esportes, Famosos, Cidades, conteúdo Evergreen, Politica e Saúde. Na faculdade, trabalhou na Agência Bagagem como estagiário no setor de Redação Publicitária.