A forte tempestade em Sorocaba que ocorreu no dia 3 de novembro, bem como atingiu diversas cidades do interior de São Paulo, causou diversos danos aos moradores locais. Com isso a Prefeitura da cidade anunciou no final da tarde de terça-feira (07), que criou um projeto de lei que garante o pagamento de auxílio de R$ 500 para quem teve prejuízos.
O projeto de lei foi enviado para a Câmara de vereadores da cidade, que devem votar o projeto em situação de urgência, a pedido do Prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).
Especificamente, o auxílio vai ser pago para os moradores que estejam em situação de vulnerabilidade social e que estejam, sobretudo, inscritos no CadÚnico, com renda familiar igual ou inferior a um salário-mínimo mensal (R$ 1.320).
Tempestade em Sorocaba
Com ventos de até 110 km/h a tempestade, sendo a mais intensa do ano, causou a queda de 300 árvores pela cidade, segundos dados da Prefeitura, bem como queda de postes de energia elétrica e danos a imoveis particulares.
Com a falta de energia, muitas pessoas perderam alimentos, já outros, além de alimentos, tiveram as telhas de casas arrancadas, muros danificados e por aí vai.
Para quem não está no CadÚnico, a Prefeitura orienta procurar a assessoria jurídica do Concilia Sorocaba. O Concilia Sorocaba é um programa de resolução de conflitos judiciais e de execução fiscal que pode ajudar os tiveram prejuízos em meio a tempestade.
O Concilia Sorocaba fica sediado na rua Frei Galvão, 229, na Vila Santana, com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 da tarde. Também há um canal de atendimento pelo WhatsApp (15) 3212-2870 ou pelo e-mail [email protected].
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.