A tempestade prevista para atingir o Estado de São Paulo perdeu força durante a madrugada de sexta-feira (18/10). Em suma, A Defesa Civil Estadual, bem como serviços de meteorologia, informaram o Jornal Correio do Interior, que inicialmente, eram esperadas rajadas de vento de até 60 km/h e um acumulado de 200 milímetros de chuva em 24 horas.
No entanto, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o cenário foi bem mais tranquilo do que o previsto. Em nota, o órgão informou que os volumes de chuva ficaram muito abaixo do esperado, e os ventos atingiram um máximo de 32 km/h na região de Santana, zona norte da cidade. Esse dado foi registrado por uma estação meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Confira outras notícias:
Impacto reduzido sem a tempestade
As chuvas que chegaram a São Paulo perderam força ao passar pelos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Apesar dessa mudança, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de risco para fortes chuvas até domingo, 20, embora com acumulados mais moderados. A previsão indica que as chuvas podem ser mais intensas em municípios que fazem divisa com Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de uma queda nas temperaturas.
De tempestade a garoa
Após um temporal que deixou árvores caídas e mais de 2 milhões de moradores da capital sem energia elétrica, uma nova tempestade era esperada para este fim de semana. Especialistas previam um volume expressivo de chuva para a capital e outras regiões do país, causado pela passagem de uma frente fria que traria precipitações significativas, trovoadas e ventos superiores a 60 km/h.
No entanto, ao passar por Minas Gerais e Rio de Janeiro, a tempestade perdeu intensidade, chegando a São Paulo como uma “garoa constante”.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.