Tempestade esperada no Estado de São Paulo virou garoa e Defesa Civil atualiza alerta de chuva intensa

Tempestade Esperada No Estado De São Paulo Virou Garoa E Defesa Civil Atualiza Alerta De Chuva Intensa

A tempestade prevista para atingir o Estado de São Paulo perdeu força durante a madrugada de sexta-feira (18/10). Em suma, A Defesa Civil Estadual, bem como serviços de meteorologia, informaram o Jornal Correio do Interior, que inicialmente, eram esperadas rajadas de vento de até 60 km/h e um acumulado de 200 milímetros de chuva em 24 horas.

No entanto, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o cenário foi bem mais tranquilo do que o previsto. Em nota, o órgão informou que os volumes de chuva ficaram muito abaixo do esperado, e os ventos atingiram um máximo de 32 km/h na região de Santana, zona norte da cidade. Esse dado foi registrado por uma estação meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Impacto reduzido sem a tempestade

As chuvas que chegaram a São Paulo perderam força ao passar pelos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Apesar dessa mudança, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de risco para fortes chuvas até domingo, 20, embora com acumulados mais moderados. A previsão indica que as chuvas podem ser mais intensas em municípios que fazem divisa com Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de uma queda nas temperaturas.

De tempestade a garoa

Após um temporal que deixou árvores caídas e mais de 2 milhões de moradores da capital sem energia elétrica, uma nova tempestade era esperada para este fim de semana. Especialistas previam um volume expressivo de chuva para a capital e outras regiões do país, causado pela passagem de uma frente fria que traria precipitações significativas, trovoadas e ventos superiores a 60 km/h.

No entanto, ao passar por Minas Gerais e Rio de Janeiro, a tempestade perdeu intensidade, chegando a São Paulo como uma “garoa constante”.