Trem que levava moradores de Mairinque e São Roque para praia na década de 90 pode voltar

Trem Que Levava Moradores De Mairinque E São Roque A Praia Na Década De 90 Pode Voltar
Trem Que Levava Moradores De Mairinque E São Roque E Praia.

O trem que levava os moradores de Mairinque e São Roque para praia na década de 90 pode voltar. O trem partia de Mairinque com destino ao litoral paulista, passando por Mongaguá. Em suma, o trem que marcou época pode voltar, para alegria de muitos.

Brevemente falando, essa linha da década de 1990, era operada pela extinta FEPASA e era um grande sucesso, especialmente nos fins de semana, atraindo passageiros que buscavam uma alternativa mais lenta, porém cênica, para chegar às praias. O trem partia de Sorocaba, passava pela imponente Estação de Mairinque e percorria 160 quilômetros pela Serra do Mar, encantando os passageiros com belas paisagens, incluindo a impressionante cascata Véu de Noiva.

O trajeto, que levava pouco mais de 10 horas para ser completado (ida e volta), oferecia uma experiência única de turismo ferroviário. Durante o passeio, os passageiros eram recebidos com atividades recreativas, incluindo apresentações de palhaços e um vagão-restaurante que servia refeições e lanches. A linha, que começou a operar em 1995, tinha grande popularidade, mas foi desativada em 1998, quando a FEPASA foi extinta.

Retorno do Trem que levava moradores de Mairinque e São Roque para praia na década de 90

Atualmente, há discussões do Governo Federal, em projeto do ex-presidente Jair Bolsonaro e que deve seguir no Governo Lula, sobre a possibilidade de revitalizar esse projeto, o que pode trazer de volta a nostálgica e charmosa viagem de trem entre Mairinque e Mongaguá, atendendo tanto ao turismo quanto à preservação de uma parte importante da história ferroviária de São Paulo. A Estação de Mairinque, um marco histórico de concreto armado tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, também seria uma grande atração nesse possível retorno.