A cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, registrou um tremor de terra de magnitude 2.4 na tarde desta segunda-feira (29). O evento ocorreu às 13h41 e foi percebido pela população de diversas áreas, incluindo Osasco, Carapicuíba, Barueri e o bairro de Pinheiros.
O tremor de baixa magnitude foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP.
Segundo o Centro de Sismologia, é provável que o sismo tenha origem natural, mas não se pode descartar a possibilidade de atividades de mineração em pedreiras ou indústrias de cimento na região.
“Os tremores naturais, em sua maioria, resultam de grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. O tremor sentido pelas pessoas é consequência de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ devido às pressões geológicas.”
Eventos de magnitude 2 a 3 ocorrem semanalmente em alguma parte do Brasil, e a maioria passa despercebida pela população. No caso deste tremor em São Paulo, apesar do desconforto causado, é altamente improvável que um tremor dessa magnitude provoque danos significativos.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.