É muito comum algumas pessoas aproveitarem o forte calor, e sol para fazer pão caseiro, isso porque elas dizem que o calor ajuda a massa a crescer antes de assar. Pas se eu te falar que não precisa esperar pelo calor e muito menos o sol aparecer para fazer pão caseiro? Aprenda hoje como fazer pão caseiro de liquidificador com massa fofa que fica uma delícia. Devo agradecer ao pessoal do canal Delícias da Cíntia, que me deu essa receita.
Confira outras notícias:
Essa sobremesa com biscoito champagne vai ser a atração principal do seu natal neste ano!
Com 2 ovos e um pouco de farinha da pra fazer esse deliciosa e leva massa de macarrão caseiro para servir no natal!
Receita de croquete de milho cremoso, fácil de fazer, para servir como petisco ou acompanhamento no almoço
Como fazer pão caseiro de liquidificador
Para preparar um pão caseiro de liquidificador de forma prática, comece colocando em uma tigela ampla com tampa a farinha de trigo e o fermento biológico seco. Misture bem com um fouet e reserve.
No liquidificador, bata por cerca de 2 minutos os ovos, o açúcar, o sal, o óleo, a manteiga ou margarina sem sal e o leite morno, até formar uma mistura homogênea.
Despeje metade dessa mistura na tigela com os ingredientes secos e mexa com o fouet. Acrescente o restante da mistura e continue mexendo até incorporar tudo.
Siga atentamente o restante do passo a passo para finalizar a receita com perfeição. Agora é só servir e aproveitar seu pão caseiro incrível!
Ingredientes
- ½ colher (sopa) de sal (5g)
- 2 ovos inteiros
- 1 colher (sopa) cheia de manteiga ou margarina sem sal (30g)
- 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
- 1 xícara e 1 colher (sopa) de leite morno (250ml)
- 4 colheres (sopa) de óleo (40ml)
- 3 e ⅔ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento (600g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar (20g)
- 1 gema misturada com 10ml de leite (para pincelar)
Obs.: a medida padrão da xícara é de 240ml.
Modo de Preparo
- Mistura dos ingredientes secos:
Em uma tigela com tampa, coloque a farinha de trigo e o fermento biológico seco. Misture bem com um fouet e reserve. - Mistura no liquidificador:
No liquidificador, adicione os ovos, o açúcar, o sal, o óleo, a manteiga ou margarina e o leite morno. Bata por cerca de 2 minutos, até obter uma mistura homogênea. - Incorporação:
Despeje metade da mistura líquida no centro da tigela com os ingredientes secos. Misture bem usando o fouet. Adicione o restante da mistura líquida e continue mexendo. Quando a massa começar a ficar pesada, retire o fouet e passe a sovar com as mãos, puxando a farinha das laterais até a massa ficar uniforme. - Sovando a massa:
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por aproximadamente 10 minutos, até que fique elástica e lisa. - Primeira fermentação:
Modele a massa em forma de bola, polvilhe farinha na tigela, coloque a massa, tampe e deixe descansar por cerca de 40 minutos, ou até dobrar de volume. - Divisão da massa:
Após o crescimento, pressione a massa para remover o excesso de ar e transfira-a para a bancada enfarinhada. Abra-a levemente com as mãos e corte-a em 16 partes iguais, como uma pizza. Se preferir, pese as porções, deixando cada uma com cerca de 16g. - Modelagem:
Pegue cada pedaço, junte as pontas formando uma bolinha e pressione bem para que não se abram ao assar. Role nas mãos para finalizar o formato. - Segunda fermentação:
Disponha as bolinhas em uma forma untada e enfarinhada. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por cerca de 30 minutos, ou até dobrarem de tamanho. O tempo pode variar conforme a temperatura do ambiente. - Finalização e assamento:
Pincele as bolinhas com a mistura de gema e leite. Leve ao forno pré-aquecido a 200 °C e asse por cerca de 35 minutos, ou até que fiquem douradas e bem assadas. - Servir:
Retire do forno, deixe amornar e sirva. Aproveite o sabor irresistível do seu pão caseiro feito no liquidificador!
Você também pode gostar de:
Roberta Donatte é formada em gastronomia pelo SENAC São Paulo e especialista em receitas lowcarb, também conhecidas como receitas FIT. Produz conteúdo de receitas culinárias doces e salgadas no Correio do Interior diariamente, bem como no Jornal Região. Também tem materias publicadas no portal Terra na sessão de culinária.