Em uma comissão de ética, discutida na noite de terça-feira (02/04), o vereador e presidente da câmara de Votorantim, interior de São Paulo, Thiago Schiming, decidiu em afastá-lo do cargo pelo período de 60 dias – 3 meses.
Thiago Schimin é acusado e investigado por tentativa de estupro, a vítima é a atual prefeita de Votorantim, Fabíola Alves. O caso, entretanto, além de crime sexual, politicamente é quebra de decoro parlamentar (falta de conduta).
A decisão de afastar o Thiago recebeu cinco votos favoráveis e dois contra. Com seu afastamento, quem assume a presidência da câmara é vice-presidente Cirineu Barbosa. Vale destacar que o afastamento pelo período de 60 dias também suspende o pagamento integral de sua remuneração como parlamentar.
Os vereadores que votaram a favor do afastamento foram: Zelão (PT), Pastor Lilo (União Brasil), Ita (Cidadania), Rogério Lima e Robson Vasco (PSDB).
Os votos contra foram dados por Mauro dos Materiais (PTB) e Cirineu Barbosa (PMN). Luciano Silva, do partido Podemos, esteve ausente da decisão.
Em suma, Thiago nega as acusações da prefeita e informou que recebeu a notificação de afastamento, bem como vai recorrer da decisão.
Confira outras notícias:
Denúncia de estupro
Por fim, vale destacar que a Prefeita denunciou o vereador na DDM – Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim, no dia 7 de dezembro, informando que Thiago teria tentado beijá-la três vezes à força, no gabinete dela, em junho do ano passado (2023).
A Polícia Civil segue com apuração do caso.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.