Há poucos dias, na segunda semana de fevereiro, diferentes diretores da TV Globo se uniram para tratar de um grande assunto, a questão de audiência e visibilidade do canal. A TV Globo, um dos principais canais de TV aberta no Brasil, tem pedido audiência em grande escalada para o YouTube.
E não, não é só o Globo que tem perdido audiência para plataforma de vídeo, Record, SBT e até mesmo a Band, tem visto o YouTube ter mais audiência que seus telejornais, programas de auditório e novelas.
De modo avassalador, o Youtube, um dos produtos do Google, tem somado mais pontos de audiência do que a Netflix. Em suma, os números atuais da Netflix, passam longe dos atuais registros do Youtube.
Desde janeiro de 2022, a Kantar Ibope consegue medir o consumo individual dentro de casa em diversas telas e de 12 plataformas de vídeo online. O Cross Platform View também consegue acompanhar o desempenho da TV aberta e TV por assinatura. Essa pesquisa é realizada a partir de um aparelho que identifica a URL de onde está o vídeo.
Em janeiro desta ano (2024) a TV aberta registrou 69,2% da audiência, contra 30,8% das plataformas digitais. Nesta mensuração, a Globo permanece líder com 27,1% de audiência durante todo o dia. O Youtube aparece em segundo lugar na audiência com 14,2% do público. A emissora e a plataforma estão separadas por apenas 12,9 pontos percentuais, um pouco a mais do que a Pay TV e o SBT.
Ranking de audiência
O Cross Platform View aponta que em terceiro lugar aparece a Record, com 8,6% do público do Mercado Nacional.
O SBT 6,0%. Ou seja, nas cinco primeiras posições do ranking estão três emissoras de TV aberta, a soma dos canais pagos e o Youtube.
Os serviços de streaming e as plataformas digitais aparecem na parte inferior do ranking. A sexta posição é ocupada pela Netflix, com 3,8%.
O TikTok aparece bem colado com 3,1% da audiência. O Globoplay, que tem investido muito nos últimos anos, tem 1,0% do público e o Prime Video chega a apenas 0,6% do público. O Top 10 fecha com a Record News, com 0,3% de share.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.